sexta-feira, 20 de julho de 2007

NOKIA E OPERADORAS ALIAM-SE EM SISTEMA DE PAGAMENTO POR CELULAR

AMSTERDÃ (Reuters) - A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, e algumas operadoras de telefonia móvel solidificaram uma iniciativa mundial para transformar celulares em meio de pagamento, anunciou na quarta-feira uma associação setorial de telecomunicações.
Os consumidores poderão usar o celular para pagamentos ou como forma de acesso, simplesmente aproximando o aparelho a um leitor eletrônico ou, em certos casos, digitando uma senha --de maneira semelhante à utilizada nos sistemas de transporte coletivo de Tóquio e Londres.
Grandes operadoras européias e asiáticas de telefonia móvel como a KPN, Maxis Communications, Mobilkom Austria, O2, Orange, SFR, SingTel, SKT e Wind aderiram ao grupo de 14 empresas que iniciou o projeto alguns meses atrás.
A Nokia, acompanhada pela Samsung Electronics e pela LG Electronics, duas outras grandes fabricantes de celulares, incorporará um chip de transmissão de dados sem fio aos seus aparelhos.
A maior operadora mundial de cartões de pagamento, a MasterCard, também está envolvida na iniciativa, que oferece meio mais barato e muito mais rápido de pagamento do que outros sistemas sem fio, como os que empregam mensagens de texto no padrão SMS. Os testes do novo padrão devem se iniciar em outubro.
"Depois de diversas iniciativas fragmentadas, o setor de telefonia móvel está unido, agora, em torno de uma abordagem única para permitir que celulares sejam usados, em lugar de cartões de crédito ou dinheiro, nos pontos de venda", disse Rob Conway, presidente-executivo da GSM Association, a associação setorial mundial das operadoras de telefonia móvel.
China Mobile, Vodafone, Cingular --controlada pela AT&T e pela BellSouth -- e Telefónica já apóiam o formato padronizado para os chips de transmissão de dados sem fio usados nos celulares que distribuem para uso em suas redes.
Na companhia dos fabricantes de chips NXP [NXP.UL] e Sony, pioneiros dos microprocessadores baseados na tecnologia de transferência de dados sem contado batizada de Near Field Communication (NFC), as empresas planejam criar um padrão mundial para os sistemas de pagamentos via celulares.
Telefones móveis já são usados como "carteiras eletrônicas" no Japão, onde mais de 12,6 milhões de consumidores já possuem cartões de crédito inseridos em um chip que equipa seus aparelhos.
A tecnologia Mifare --desenvolvida pela NXP, conhecida anteriormente como Philips Semiconductors-- e a Felica, criada pela Sony, são as duas mais populares plataformas usados em cartões de acesso a edifícios e transportes públicos, bem como em celulares que atuam como carteiras eletrônicas.
"Ao combinarmos esses chips seguros com um chip NFC chip, uma plataforma universal pode ser criada para os celulares", afirmaram os grupos que lideram a Mifare e a Felica em comunicado.